terça-feira, 10 de agosto de 2010


BULLYING:PARECE BRINCADEIRA DE CRIANÇA, MAS NÃO É.


O bullying é um conjunto de atitudes agressivas repetitivas, que não tem motivação aparente, realizadas por um aluno ou grupo contra outro, causando sofrimento, angústia e dor. É toda a forma de violência através de atitudes agressivas e está presente em todas as escolas.

O ENVOLVIMENTO

No bullying as crianças e adolescentes podem ser identificadas de três formas: alvos, autores ou espectadores de acordo com a sua atitude frente a situações de bullying, podendo ser identificada por mais de uma forma de acordo com as circunstâncias

OS ALVOS

Os alunos que são visados como alvos de bullying, geralmente, são aqueles que possuem alguma diferença em relação ao grupo como, obesidade, deficiência física, inteligência acima da média ou dificuldades de aprendizagem. Além desses, as diferenças de raça, religião, opção sexual, sotaque, maneira de ser e de se vestir perfilam o retrato da vítima.

OS AUTORES

São denominados autores de bullying aqueles estudantes que cometem as agressões.
O autor de bullying pode manter um pequeno grupo em torno de si, que atuam como auxiliares em suas agressões. Esses “seguidores” raramente tomam iniciativa das agressões, fazem isso pelo mero prazer de pertencer ao grupo dominante.

OS ALVOS/ AUTORES

*Aproximadamente 20% dos autores também sofrem bullying, sendo denominados alvos/autores.
*Diferenciam-se dos alvos típicos por serem impopulares e pelo alto índice de rejeição entre seus colegas e , por vezes, pela turma toda.

ESPECTADORES

São aqueles que não estão envolvidos diretamente nas agressões do bullying, mas que presenciam estes acontecimentos dentro da sala de aula. Normalmente, tende a ficarem calados por medo de serem as próximas vítimas.

BULLYING E SUAS CONSEQUÊNCIAS

*Vítimas - torna-se uma pessoa insegura quanto a sua aparência, temendo assim freqüentar lugares públicos devido ao seu medo de sofrer rejeição.
*Agressores - ocorre o distanciamento e a falta de adaptação aos objetivos escolares, a supervalorização da violência como forma de obtenção de poder.

PROFESSORES E BULLYNG

O bullying, geralmente ocorre dentro da sala de aula e na presença do professor.
A maioria considera as agressões brincadeira.

FORMAS DE COMPATE

Sendo a violência um problema social, a escola tem papel fundamental na sua redução, por meio de ações e programas preventivos, em parceria com as famílias dos alunos e os diversos atores sociais, para garantir a sua eficácia.
O envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos é fundamental para a implementação de projetos de redução do bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário