terça-feira, 10 de agosto de 2010

DÉFICIT INTELECTUAL




DEFINIÇÃO

Deficiência Mental é um estado onde existe uma limitação funcional em qualquer área do funcionamento humano,considerada abaixo da média geral das pessoas pelo sistema social onde se insere a pessoa.

CONCEITOS

As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências (trata-se de barreiras referentes à maneira de lidar com o saber em geral).

É necessário que no Atendimento Educacional Especializado que o aluno deficiente seja estimulado, desafiando-o, para que ele melhore em suas capacidades cognitivas, portanto, deve privilegiar o desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais.

A liberdade de criação e o posicionamento autônomo do aluno diante do saber permitem que sua verdade seja colocada, o que é fundamental para os alunos com deficiência mental.

Esse atendimento deve permitir ao aluno elaborar suas questões, suas idéias.



A PRÁTICA

O objetivo do Atendimento Educacional Especializado é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência mental possa construir a sua inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível.

O aluno com deficiência mental, como qualquer outro aluno, precisa desenvolver a sua criatividade, a capacidade de conhecer o mundo e a si mesmo, não apenas superficialmente ou por meio do que o outro pensa.

O atendimento especializado não deve ser uma atividade que tenha como objetivo o ensino escolar especial adaptado para desenvolver conteúdos acadêmicos, mas buscar o conhecimento que permite ao aluno a leitura, a escrita e a quantificação, sem o compromisso de sistematizar essas noções como é o objetivo da escola .



INCLUSAO NA ESCOLA

*Oferecimento de cursos para capacitação de professores;
*O apoio da família do aluno com necessidades educacionais especiais;
*Menor número de alunos na sala de aula;
*A eliminação de barreiras arquitetônicas;
*O apoio da sociedade política;
*A destinação de verbas;
*A adequação de currículos;
*Metodologias de ensino;
*Recursos didáticos
*E materiais e sistemas de avaliação diferenciada.


Dessa forma, a inclusão escolar é um desafio, pois implica mudanças e torna- se um motivo para que a escola se modernize e os professores aperfeiçoem suas práticas, não só para os alunos deficientes, mas para todos os alunos. A inclusão ainda enfrenta muitas barreiras e tem caminhos para percorrer, o importante é que isto já se iniciou e, no futuro, espera-se que a escola seja um lugar onde não haja discriminação e preconceito, que seja um lugar onde as diferenças e o tempo de aprendizagem de cada um sejam valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário